Os animais

Há uma grande diversidade de animais selvagens (ou silvestres) por todo o mundo, e todos possuem grande importância para o equilíbrio da natureza. Muitos são tirados de seu habitat natural e colocados em cativeiro, sendo prejudicados, e prejudicando os ecossistemas naturais. A principal causa é o comércio ilegal que aumenta a cada dia, e junto com ele, a extinção de várias espécies.
Todo animal possui um papel fundamental e uma beleza única. Portanto é imprescindível a conscientização da sociedade, que compra por achar “bonito”, e por pensar que é um ato de "boa ação" com a natureza cuidar de um deles. Mas pelo contrário, o animal vive sem liberdade, e não pode agir segundo seus instintos. Não podemos impedir a maneira natural dos animais viverem, nem aceitar que eles sejam contrabandiados, sofram maus tratos, e morram.
Animais selvagens são os que vivem livremente em seu habitat natural, não são domesticados, e podem possuir um instinto agressivo com relação aos seres humanos, por uma questão de defesa. E por reagirem à presença humana, possuem dificuldades de crescer e se reproduzir em cativeiro, onde não possuem liberdade alguma. Existem os animais silvestres nativos, que são naturais do Brasil, e os animais silvestres exóticos, de outros países. Os nativos mais comuns são o mico-leão-dourado, lobo-guará, onça-pintada, papagaio, piranha, boto, capivara, dentre outros.
A biosfera é formada pelo  e reino vegetal. É regida por leis fisiológicas, e quando bem seguidas permitem a sobrevivência das espécies. A intervenção humana faz com que muitas espécies sejam extintas, e essa extinção influencia na vida de outros seres. Na vida selvagem, uma coisa depende da outra, a cadeia alimentar precisa seguir sua ordem. A vida animal influencia até nas existência das plantas. Sendo assim, são de grande importância para o equilíbrio da natureza.


Animais Selvagens e Silvestres







Animais Selvagens e Silvestres


Os animais selvagens representam vários pontos a poderiam ser discutidos quanto ao BEA, como os animais em cativeiro nos zoológicos, algumas espécies utilizadas em circos e centros de lazer, em ambientes de criação extensiva comercial de animais silvestres, mantidos em zoológicos privados ou por fiéis depositários (autorizados pelo IBAMA – Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) e ainda os animais submetidos e recuperados do tráfico de animais.

Os animais sempre exerceram fascínio sobre os homens, de um modo geral. A manutenção de exemplares de diferentes espécies em cativeiro é uma prática antiga, os animais selvagens, seja por sua beleza, natureza, simbologia de força e outros, levaram a criação de recintos, inicialmente particulares, como forma de demonstração de status e posteriormente o aparecimento de locais públicos, no entanto tais construções remetiam estruturas que consideravam apenas a facilidade de limpeza do ambiente, sendo comum o emprego de cimento, concreto e barras de ferro.

Zoológicos durante muito tempo foram sinônimos apenas de locais de exposição da vida silvestre, somente a partir do século XX surgiu a preocupação com o ambiente onde estes animais eram mantidos, comportamento, necessidades e resposta fisiológicas, anomalias de comportamento, estresse e outros. A aplicação de conceitos quanto ao enriquecimento ambiental, como forma de melhorar a qualidade de vida e condições de BEA em animais em zoológicos, no entanto, é mais recente.

Os zoológicos são considerados locais destinados convencionalmente à coleção de animais selvagens, principalmente desconhecidos do público, para exibição, preservação e reprodução desses animais. Atualmente, os parques zoológicos apresentam objetivos adicionai


 Compartilhe!
facebook twitter whatsapp

Comentários

Público

O que é Agricultura?

Corona virus